Gênero: Gothic Metal
SOBRE O ÁLBUM:
Em 26 de outubro de 2024, o MOONSPELL fez história em um evento grandioso e inesquecível, adicionando mais um capítulo magnífico à música metal feita em Portugal e ao seu próprio legado: seu primeiro show sinfônico, intitulado "Opus Diabolicum", na MEO Arena, em Lisboa, capital de Portugal. E agora, um ano depois, esse momento monumental poderá ser seu para ouvir a qualquer hora!
Em "Opus Diabolicum", a banda revisita seus clássicos e o bombástico álbum "1755" em um show único e exclusivo, sendo considerada sua maior produção até hoje. O poder metaleiro dos pioneiros do dark metal encontra a magnitude clássica da Orquestra Sinfonietta de Lisboa, composta por 45 músicos - uma das melhores de Portugal - sob regência do maestro Vasco Pearce de Azevedo.
"Nunca fui o tipo que empurraria o MOONSPELL para uma direção orquestral", admite o vocalista Fernando Ribeiro, "Quero dizer, como qualquer fã, reconheço o impacto da música clássica sobre o heavy metal (Quorthon, do Bathory, costumava citar Wagner como sua ’banda’ favorita) e na minha coleção musical, Mussorgsky, Prokofiev e Ravel estão lado a lado com o já citado Bathory, Celtic Frost, Sarcófago e Maiden. Mas eu mesmo nunca fui fã dos projetos ?metal encontra orquestra?. Quando procurei Jaime (Gomez Arellano) para mixar essa fera, perguntei: você já ouviu S&M e outros álbuns ao vivo com orquestra de bandas de metal? Queremos algo totalmente diferente disso!"
E acrescenta: "Este é um trabalho de paixão: uma verdadeira obra do diabo (opus diabolicum): imperfeito, cru, indomado. Um lançamento feito por amigos para todos os amigos que temos espalhados por este mundo gótico esquecido, e que, seja numa arena em Lisboa ou num clube suado no Texas, mantêm o feitiço vivo, até que não estejamos mais por aqui."
Com "Opus Diabolicum", o MOONSPELL eterniza um momento único em sua trajetória - uma fusão arrebatadora entre o peso do dark metal e a grandiosidade de uma orquestra sinfônica. Um registro poderoso, visceral e imperdível. Para os verdadeiros fãs, este não é apenas um lançamento: é um ritual que precisa ser celebrado.
TRACKLIST
CD 1
1. Tungstennio
2. Em Nome do Medo
3. 1755
4. In Tremor Dei
5. Desastre
6. Ruinas
7. Breathe (Until We Are No More)
8. Extinct
CD 2
1. Proliferation
2. Finisterra
3. Everything Invaded
4. Scorpion Flower
5. Vampiria
6. Alma Mater
7. Fullmoon Madness
FORMAÇÃO
Fernando Ribeiro - Vocal
Ricardo Amorim - Guitarra
Pedro Paixão - Teclados
Aires Pereira - Baixo
Hugo Ribeiro - Bateria