Gênero: Heavy/Power Metal
SOBRE O ÁLBUM:
Em 2008, a já renomada banda sueca de power metal HAMMERFALL lançava uma compilação muito especial, reunindo todas as versões cover já gravadas pela banda ao longo de sua primeira década de carreira. O título? Como não poderia ser de outra maneira: "Masterpieces".
Este lançamento trouxe B-Sides, faixas bônus de edições japonesas e participações em álbuns tributo, além de três músicas inéditas gravadas especialmente para esta coletânea.
"Masterpieces" é uma celebração das influências que moldaram o som do HAMMERFALL, apresentando interpretações de clássicos do Kiss, Judas Priest, Helloween, Accept, Rainbow e muitas outras lendas do rock e metal. A produção impecável destacou perfeitamente a execução técnica da banda, que estava em plena forma em todas as faixas.
Entre os destaques do álbum estão as homenagens às influências iniciais da banda, como ’Child Of The Damned’ (Warlord) e ’Ravenlord’ (Stormwitch), além da vigorosa interpretação de ’Back To Back’ do Pretty Maids. A versão do clássico ’Man On The Silver Mountain’ do Rainbow também merece destaque especial com uma execução habilidosa de um verdadeiro hino do metal.
Os três novos covers incluídos foram ’Flight Of The Warrior’ (Riot), ’Youth Gone Wild’ (Skid Row) e ’Aphasia’ (Europe), sendo esta última considerada por muitos como superior à gravação original.
A capa do álbum é repleta de referências às bandas homenageadas, incluindo um logo do Twisted Sister pichado na parede, uma abóbora representando o Helloween, uma bandeira japonesa simbolizando o Loudness, entre outros elementos que os fãs mais atentos podem identificar com facilidade.
Este lançamento marcou também um período de transição para o HAMMERFALL, que seguiu em frente com mudanças na sua formação, mais notavelmente a entrada do guitarrista Pontus Norgren (ex-Poodles) substituindo Stefan Elmgren.
"Masterpieces" não foi apenas uma jogada comercial, mas sim um reflexo das raízes do HAMMERFALL, que começou como uma banda de covers e sempre manteve a tradição de homenagear os seus ídolos. Como uma das bandas mais acessíveis do verdadeiro Metal nos anos 2000, o HAMMERFALL cumpriu seu papel ao apresentar a uma nova geração de fãs as bandas que definiram o gênero. Em cada faixa, é possível sentir a paixão e o entusiasmo do HAMMERFALL em interpretar estas músicas com clareza e muito respeito.
Esta compilação é altamente recomendada para os fãs da banda e para todos os amantes do metal clássico.
TRACK LIST
1. Child of the Damned (Warlord)
2. Ravenlord (Stormwitch)
3. Eternal Dark (Picture)
4. Back to Back (Pretty Maids)
5. I Want Out (Helloween)
6. Man on the Silver Mountain (Rainbow)
7. Head Over Heels (Accept)
8. Run With the Devil (Heavy Load)
9. We?re Gonna Make It (Twisted Sister)
10. Breaking the Law (Judas Priest)
11. Angel of Mercy (Chastain)
12. Rising Force (Yngwie Malmsteen?s Rising Force)
13. Detroit Rock City (KISS)
14. Crazy Nights (Loudness)
15. Nar Vindarna Mitt Namn (Roger Pontare)
16. Flight of the Warrior (Riot)
17. Youth Gone Wild (Skid Row)
18. Aphasia (Europe)
FORMAÇÃO
Oscar Dronjak - Guitarra
Fredrik Larsson - Baixo
Joacim Cans - Vocal
Stefan Elmgren - Guitarra
Anders Johansson - Bateria