Gênero: Death Metal Melódico
SOBRE O ÁLBUM:
Na cena musical, assim como acontece na vida real, sempre houve um choque contínuo entre as formas de pensar conservadoras e progressistas. Uma regra geral a ser definida é que o antigo nem sempre é ruim, ainda assim, nem tudo que é bom deve ser preservado na mesma forma para sempre. Então, como devemos lidar com essa linha tênue entre a tradição e o inevitável progresso moderno?
Bem, os suecos do IN FLAMES conseguiram mostrar perfeitamente como isso é feito com o seu versátil terceiro álbum de estúdio, intitulado ’Whoracle’, lançado originalmente em 1997. O disco é um testemunho definitivo e poderoso de um processo de reconciliação e normalização dentro de um estilo que sempre exigiu evolução: o Death Metal, como um fenômeno underground, obviamente precisava celebrar a desaprovação aos elementos de estilo usados pelo irmão mais velho chamado Heavy Metal - melhor representado pelo grunhido baixo de seus vocalistas principais, em oposição ao chiado castrado padrão dos predecessores tradicionais. Mas é claro que os amigos do antigo som ainda conseguiram ficar interessados pela "nova" e agressiva mutação da música e vice-versa.
Era previsível desde o início que um dia o movimento Satan/Splatter/Thrash reconheceria os seus recursos unidimensionais resultando em uma reorientação, incluindo um espectro mais amplo de influências e formas de expressão em seu conjunto criativo. Esse desenvolvimento foi bem documentado pelo surgimento de diversas bandas de Gothic Metal em toda a cena. O IN FLAMES escolheu um caminho bem diferente, voltando ao início do Metal. O resultado é uma excelente fusão de duas gerações do Metal e, além disso, uma bela coleção de algumas das melhores músicas já criadas.
Para resumir a história: este álbum vai agradar tanto aos fãs antigos quanto aos novos... Clássico inevitável e imperdível em qualquer coleção que se preze.
TRACK LIST
1. Jotun
2. Food for the Gods
3. Gyroscope
4. Dialogue with the Stars
5. The Hive
6. Jester Script Transfigured
7. Morphing into Primal
8. Worlds Within the Margin
9. Episode 666
10. Everything Counts (Depeche Mode cover)
11. Whoracle
FORMAÇÃO
Anders Fridén - vocal, percussão
Jesper Strömblad - guitarra, teclados, percussão
Glenn Ljungström - guitarra
Johan Larsson - baixo
Björn Gelotte - bateria, percussão, guitarra