Gênero: Power/Speed Metal
SOBRE O ÁLBUM:
A banda alemã HELLOWEEN, formada em Hamburgo em 1982, ainda hoje é considerada uma das mais influentes bandas de Heavy Metal lançadas na Europa na década de 1980, além de ser considerada por muitos como a pioneira do subgênero conhecido como Power Metal.
Na década de 2000, os oito primeiros lançamentos completos do HELLOWEEN foram relançados remasterizados e em edição expandida que incluía várias faixas bônus entre elas lados B, remixes e versões ao vivo.
O oitavo álbum a ser lançado neste formato foi o também oitavo álbum de estúdio da banda: "Better Than Raw".
O sólido álbum de estúdio de 1996, "The Time Of The Oath", e o posterior álbum duplo ao vivo lançado no mesmo ano, "High Life", colocou mais uma vez o HELLOWEEN em total sintonia com os seus fãs. O sucessor "Better Than Raw", cujo título é baseado em uma piada interna da banda, foi mais do que a cereja do bolo para a consolidação dessa volta à harmonia.
"Better Than Raw" abre com uma intro bem clássica e estereotipada intitulada ’Deliberly Limited Preliminary Prelude In Z’ que nos leva à velocidade e ao frenesi das próximas faixas, que já são consideradas clássicos do HELLOWEEN, ’Push’ e ’Falling Higher’. A musicalidade em ambas é magistral, especialmente o som da frenética bateria de Kusch. Dois momentos brilhantes do álbum são: primeiro, ’Hey Lord!’, escrito por Deris e uma das músicas mais contagiantes na história da banda, e segundo, o riff memorável de ’Handful Of Pain’. De ponta a ponta, realmente não existe uma música fraca, até mesmo a faixa ’Lavdate Dominvm’ poderia ter ficado maçante por ser inteiramente cantada em latim (segundo o guitarrista Michael Weikath como forma de agradecimento pela calorosa recepção que os fãs da Espanha, Itália, Portugal e América do Sul deu para a nova formação da banda), mas isso não acontece de forma alguma.
Esse relançamento inclui quatro faixas bônus: ’Back on the Ground’, lançada anteriormente apenas como faixa bônus na edição japonesa, ’A Game We Shouldn’t Play’, lançada anteriormente como lado B do single "I Can", a versões ao vivo de ’Perfect Gentleman’ e ’Moshi Moshi-Shiki no Uta’ (que é um divertido solo de bateria), ambas lançadas como lados B do single "Hey Lord!".
Resumindo, "Better Than Raw" entregou, mais uma vez, o Heavy Metal da mais alta qualidade do HELLOWEEN às massas em 1998. E mesmo com apenas quatro faixas bônus, esta edição ainda deve ser considerada uma "compra obrigatória" para os fãs do HELLOWEEN e do gênero em geral.
TRACK LIST
1. Deliberately Limited Preliminary Prelude Period in Z
2. Push
3. Falling Higher
4. Hey Lord!
5. Don’t Spit on My Mind
6. Revelation
7. Time
8. I Can
9. A Handful of Pain
10. Lavdate Dominvm
11. Midnight Sun
Bonus Tracks
12. Back on the Ground [previously Japanese only bonus track]
13. A Game We Shouldn’t Play [taken from single "I Can"]
14. Perfect Gentleman [Bootleg Live Version. Taken from single "Hey Lord!"]
15. Moshi Moshi-Shiki no Uta [Live Drum Solo. Taken from single "Hey Lord!"]
FORMAÇÃO
Andi Deris » Vocal
Roland Grapow » Guitarra
Michael Weikath » Guitarra
Markus Grosskopf » Baixo
Uli Kusch » Bateria