Gênero: Death Metal Progressivo
SOBRE O ÁLBUM:
Em abril de 2023, um dos pioneiros e uma das maiores lendas do Death Metal Progressivo, o ATHEIST, anunciou a volta de toda a sua discografia, que abrange os 30 anos de carreira da banda e inclui os álbuns "Piece Of Time" (1990), "Unquestionable Presence" (1991), "Elements" (1993) e "Jupiter" (2010), a todos os serviços de streaming. Esse retorno às plataformas digitais foi a primeira fase de uma mais do que merecida campanha de relançamentos que foi seguida por reedições destes clássicos em formato físico.
"Bem, finalmente chegou a hora do ATHEIST retornar à terra do streaming, e não poderíamos estar mais empolgados em ter nosso fluxo saindo da foz do maior rio de metal da Terra, a Nuclear Blast! Não há lugar melhor para aterrissar como banda do que a Nuclear Blast, e estamos muito animados para começar este novo capítulo com esta gravadora icônica. Aproveite todo o nosso catálogo de músicas conforme sua conveniência em todos os seus serviços de streaming favoritos. Grandes coisas nos aguardam em 2023!! Obrigado por mais de 30 anos de apoio ao ATHEIST!", declarou o guitarrista e vocalista Kelly Shaefer na época do anuncio.
Mas falemos agora do álbum que nos compete: "Elements"
Lançado originalmente em agosto de 1993, o terceiro álbum de estúdio da banda americana, "Elements", foi escrito, gravado e mixado em apenas 40 dias e apenas para cumprir o contrato com a sua gravadora daquela época, já que a banda tinha decidido se dissolver.
O álbum apresenta um terceiro guitarrista, Frank Emmi (Gentlemen Death, ex-Blackstorm), já que, inicialmente, Rand Burkey não iria aparecer no álbum e, como Kelly Shaefer havia desenvolvido a síndrome do túnel do carpo (impedindo-o de tocar qualquer coisa além de guitarra base), era necessária a presença de um novo guitarrista. Porém, antes de começar a gravar o álbum, Burkey resolveu voltar à banda, e assim acabou, pela primeira vez, com três guitarristas.
"Elements" foi o último álbum de estúdio do ATHEIST por 17 anos, até o lançamento de retorno, o "Júpiter", em 2010.
Este relançamento de 2023 inclui as versões ao vivo gravadas na rádio BBC, em 1992, de ’Unquestionable Presence’, ’On They Slay’, ’Enthralled in Essence’, ’The Formative Years’, ’Mother Man’ e ’Retribution’ como faixas bônus.
TRACK LIST
1. Green
2. Water
3. Samba Briza
4. Air
5. Displacement
6. Animal
7. Mineral
8. Fire
9. Fractal Point
10. Earth
11. See You Again
12. Elements
13. Unquestionable Presence (Live BBC Radio Broadcast 1992) [BONUS TRACK]
14. On They Slay (Live BBC Radio Broadcast 1992) [BONUS TRACK]
15. Enthralled in Essence (Live BBC Radio Broadcast 1992) [BONUS TRACK]
16. The Formative Years (Live BBC Radio Broadcast 1992) [BONUS TRACK]
17. Mother Man (Live BBC Radio Broadcast 1992) [BONUS TRACK]
18. Retribution (Live BBC Radio Broadcast 1992) [BONUS TRACK]
VISITA À BANDA EM:
FACEBOOK
INSTAGRAM
TWITTER