Gênero: Power/Heavy Metal
SOBRE O ÁLBUM:
Se perguntar a Richard Christy - baterista, membro fundador e principal compositor do CHARRED WALLS OF THE DAMNED - o que ele queria conseguir com o terceiro álbum da banda "Creatures Watching Over The Dead", sua resposta é a mais simples possível: "Levar o Metal! Quero que as pessoas ouçam este álbum, batam a cabeça e se divirtam". E de fato, será extremamente difícil que alguém não tenha essa exata reação quando for exposto às nove faixas que compõem este álbum musicalmente pesado, cativante, antológico e absolutamente matador e que liricamente é uma das contribuições mais edificantes da cena headbanger de 2016. "Eu tento ser positivo com minhas letras porque há muita negatividade no mundo quando você assiste aos noticiários", afirma Christy. E acrescenta: "Gosto de escrever sobre minhas experiências pessoais, coisas que me inspiram e coisas que tiveram um impacto positivo em minha vida e espero que outras pessoas possam se identificar com elas e encontrar algo que as inspire".
Foram cinco anos de espera desde o lançamento do antecessor "Cold Winds On Timeless Days", por isso é compreensível que os fãs estivessem ansiosos por mais, porém, o quarteto não estava exatamente de braços cruzados. Christy tocou a bateria no álbum "Inverted Grasp Of Balance" do músico americano Monte Pittman, compôs para o festival nova-iorquino "The Great Jack O’Lantern Blaze" e coescreveu uma Ópera Rock com o guitarrista Jason Suecof intitulada "Majestic Loincloth". Aliás, Suecof é um dos produtores mais requisitados da cena metal e durante a pausa do CWOTD ele trabalhou com bandas como Death Angel, Deicide e Cryptopsy, entre outras. Já o lendário baixista Steve DiGiorgio, que fez seu nome em bandas como Death e Testament, nos últimos anos aportou seu inimitável estilo a discos de bandas como Ephel Duath, Soen e Memorain, entre outras. E por último, mas não menos importante, o vocalista Tim "Ripper" Owens estava ocupado excursionando com a banda que leva seu nome, trabalhando em uma nova banda com Keri Kelli, Rudi Sarzo, James Kottak e Teddy Zig Zag chamada Project Rock e administrando um restaurante em Akron, Ohio. Bem, nem é preciso dizer que reunir esses quatro caras é uma façanha hercúlea.
Mas isso não significa que a banda ficou abandonada a sua própria sorte. Christy passou grande parte dos últimos cinco anos compondo as canções que fariam parte de "Creatures Watching Over The Dead": "Eu nunca planejo nada quando estou compondo para Charred Walls. Eu simplesmente começo a tocar alguns riffs e se algo soar muito legal, eu vou construir uma música a partir daí. Minha única intenção é que nossa música seja pesada, melódica e cativante. Jason e eu nos reunimos para a pré-produção. Sou um guitarrista mediano, então ele pega meus riffs e os torna incríveis. Depois passamos muito tempo reorganizando e elaborando as músicas para refiná-las e fazê-las fluir de forma satisfatória. Assim que tivermos as músicas onde as queremos, nos reunimos com Tim e Steve para levá-las ao próximo nível".
Um dos aspectos que mais se tornam aparentes ao ouvir "Creatures Watching Over The Dead" é o quão direto e contundente ele é. A maioria das faixas dura menos de quatro minutos apresentando o som mais cativante e mais destruidor lançado sob o nome de CHARRED WALLS. "Nós realmente queríamos que tivesse luz e sombra, e acho que esse novo álbum traz tudo isso: agressão, poder, sentimento, técnica", afirma Owens. Na verdade, a banda te desafia a resistir a socar o ar e a gritar com paixão cada refrão durante a audição do álbum. Sendo sempre brilhante neste quesito, é simplesmente incrível que eles tenham conseguido, de alguma forma, melhorar sua performance mais uma vez.
Sobre o título do álbum, com certeza os seguidores da banda notaram que Christy seguiu o padrão estabelecido - Charred Walls Of The Damned; Cold Winds On Timeless Days; Creatures Watching Over The Dead - e quando se trata das letras, ele mais uma vez escreveu com o seu coração. Apesar de se basear em suas próprias experiências, Christy ainda cobre uma grande variedade de assuntos, aumentando o escopo geral e a dinâmica do álbum.
Quando chegou a hora de gravar as músicas, os membros se reuniram nos Audiohammer Studios, de propriedade de Suecof, nos arredores de Orlando, Flórida. Com todos mais do que preparados, Christy gravou todas as partes da bateria em um único dia e DiGiorgio entregou, no espaço de dois dias, uma incrível performance que realmente brilha em cada uma das músicas. Suecof infundiu os riffs de Christy com caráter, dinâmica e poder absoluto enquanto ele os tocava e então chegou a vez de Owens que entregou uma de suas melhores performances, sendo ainda mais impressionante pela rapidez com que trabalhou.
Por tudo isto, é totalmente compreensível que os quatro caras estejam realmente orgulhosos do produto final. Então só resta para você obedecer a premissa de Christy: "Quero que as pessoas ouçam este álbum, batam a cabeça e se divirtam".
TRACK LIST
1. My Eyes
2. The Soulless
3. Afterlife
4. As I Catch My Breath
5. Lies
6. Reach into the Light
7. Tear Me Down
8. Living in the Shadow of Yesterday
9. Time Has Passed
Visita à banda em:
http://www.richardchristy.com
https://www.facebook.com/charredwallsofthedamned
https://twitter.com/cwotd