Gênero: Death Metal
SOBRE O ÁLBUM:
O BOLT THROWER pode ser considerado a definição de consistência: eles quase não mudaram seu som desde o seu álbum "War Master" de 1991. Alguns podem chamar isso de estagnação ou até falta de imaginação mas a banda em si não parece se importar muito com isso. O plano deles sempre foi se reunir e compor músicas de um death metal imponente e sempre de alto nível. E as nove faixas que compõem o seu oitavo álbum de estúdio, "Those Once Loyal" de 2005, são uma prova viva e a reafirmação do lugar da banda no panteão do gênero.
"Those Once Loyal" é um marco na carreira do BOLT THROWER especialmente por dois motivos. Em primeiro lugar, este álbum é infelizmente o último da carreira da banda que entrou em hiato neste mesmo ano e anunciou sua separação definitiva em 2016 após a morte do baterista Martin Kearns ocorrida no ano anterior. E em segundo, este trabalho traz de volta o vocalista original da banda, Karl Willetts, que tinha deixado a banda por problemas pessoais antes da gravação do álbum "Honour - Valour - Pride" de 2001.
Musicalmente, o álbum pode ser descrito como Death Metal com raízes e influências profundas no Thrash Metal. Muitos dos riffs de guitarra são acompanhados constantemente pelo baixo e essa junção se mostra extremamente cativante e ao mesmo tempo conseguem ser pesados como nunca. E falando de riffs... no álbum, eles são memoráveis graças ao perfeito equilíbrio entre a sequência de notas tocadas, o espaço entre elas, as pausas, as viradas. Este álbum tem uma personalidade forte e é uma aula de como uma banda deve soar coesa e entrosada.
Mas se equivoca quem acha que só as guitarras podem ser ouvidas em "Those Once Loyal". Aqui todos os instrumentos recebem a sua devida atenção e podem ser ouvidos o tempo todo. Isso tudo se deve a uma produção limpa que permitiu que todas as notas tocadas fossem ouvidas perfeitamente. E fica claro desde a primeira audição que o objetivo destes caras não é pensar unicamente na técnica, todas as notas do álbum tem substância e propósito. O Death Metal apresentado aqui tem uma variação entre as faixas que permite que cada música conte sua própria história.
Já liricamente, a banda aborda de forma particular a Primeira Guerra Mundial, continuando com a tradição de falar sobre guerras. As letras enfatizam especificamente a injustiça da morte imposta a homens e mulheres e sobre lembrar de todos os que caíram neste grande conflito.
Um fato particularmente triste em "Those Once Loyal": Kerns é o último músico a tocar uma nota na última música do último álbum do BOLT THROWER. À medida que as guitarras desaparecem, sua bateria continua tocando até desaparecer por completo. Como se fosse uma despedida premonitória.
"Those Once Loyal" é uma adição muito valiosa a sua coleção, já seja você um fã de death metal ou de qualquer outro gênero.
TRACK LIST
1. At First Light
2. Entrenched
3. The Killchain
4. Granite Wall
5. Those Once Loyal
6. Anti-Tank (Dead Armour)
7. Last Stand of Humanity
8. Salvo
9. When Cannons Fade
Visita à banda em: http://www.boltthrower.com/