Gênero: Power Metal
SOBRE O ÁLBUM:
A máquina de guerra sueca SABATON está a caminho do topo absoluto do mundo Heavy Metal. Precisa de alguma prova? É só ouvir a nova obra-prima da banda, “The Last Stand” que é simplesmente uma perfeita adição à discografia de SABATON, que já contém alguns dos álbuns mais heroicos do Heavy Metal conhecido pelo homem. “Temos feito um álbum majestoso e não poderíamos estar mais felizes com ele. Se ‘The Last Stand’ é o álbum mais poderoso de SABATON até a data? Bem, só o tempo vai dizer isso, mas de uma coisa podemos ter 100 % certeza: no álbum há muitas músicas que levarão a SABATON ao Hall da Fama”, diz o fundador e baixista da banda Pär Sundström. E o principal compositor e vocalista Joakim Brodén acrescenta: “’ The Last Stand’ contém todos os elementos que os nossos fãs poderiam pedir. Muitas ideias novas e uma magia sem precedentes podem ser ouvidas nas faixas, por exemplo: as gaitas de fole e o teclado Hammond em ‘Blood of Bannockburn’. Nós nunca fizemos nada parecido antes. E ao mesmo tempo, as nossas legiões de fãs conservadores terão o prazer de ouvir ecos dos nossos trabalhos mais antigos: o implacável Heavy Metal de ‘Primo Victoria’ (2005), os sabores cativantes de ‘The Art of War’ (2008) e a epopeia profunda de ‘Carolus Rex’ (2012). ‘The Last Stand’ contém todos esses elementos e muito mais”.
Se o álbum anterior, “Heroes”, mostrou o poder imparável da eloquente formação de SABATON, “The Last Stand” conquista novos reinos inteiros. O já sexto membro da banda, o reconhecido produtor Peter Tägtgren, entende perfeitamente o que Brodén, Sundström, o baterista Hannes Van Dahl e os guitarristas Thobbe Englund e Chris Rörland desejam. E o resultado? Solos de guitarra inovadores, riffs afiados, pancadas de bateria, coros pegajosos, melodias assombrosas e a lista continua...bem, vamos colocar desta forma: Multiplique por dez o som intenso, bombástico e invencível que SABATON usou até agora. As letras sempre foram uma parte muito importante da arte de SABATON. Graças aos seus hinos de Metal Clássico, como ’Ghost Division’, ’Uprising’, ’Soldier Of 3 Armies’, ’No Bullets Fly’ e ’40:1’, SABATON alcançou status de superstar em países como Suécia, Finlândia, República Tcheca e Alemanha. No entanto, na Polónia significa “algo mais” para estes caras: os membros de SABATON receberam o título de cidadãos honorários do país e o maior show da banda aconteceu no Przystanek Woodstock Festival na frente de meio milhão de fãs.
“Quanto às novas letras, houve várias possibilidades, porém quando surgiu a ideia sobre as famosas últimas resistências nos campos de batalha e sobre outros locais históricos que foi [tipo] não precisamos procurar mais”, diz Brodén. “As histórias heroicas do álbum anterior, sobre luta e sobrevivência foram uma combinação perfeita para SABATON, mas estas novas histórias serão ainda mais interessantes para os nossos devotados fãs. As letras são baseadas em episódios históricos muito interessantes e eles vão abrir um mundo totalmente novo para os nossos amigos”, insiste Sundström.
“The Last Stand” é outra evidencia inquestionável e a prova de balas das habilidades de primeira classe de SABATON. O que mais podemos dizer? Certamente, bons tempos estão chegando.
TRACK LIST
1. Sparta
2. Last Dying Breath
3. Blood of Bannockburn
4. Diary of an Unknown Soldier
5. The Lost Battalion
6. Rorke’s Drift
7. The Last Stand
8. Hill 3234
9. Shiroyama
10. Winged Ussars
11. The Last Battle
Visita à banda em: www.sabaton.net ou www.facebook.com/sabaton