Gênero: Death Metal Progressivo
SOBRE O ÁLBUM:
Em abril de 2023, um dos pioneiros e uma das maiores lendas do Death Metal Progressivo, o ATHEIST, anunciou a volta de toda a sua discografia, que abrange os 30 anos de carreira da banda e inclui os álbuns "Piece Of Time" (1990), "Unquestionable Presence" (1991), "Elements" (1993) e "Jupiter" (2010), a todos os serviços de streaming. Esse retorno às plataformas digitais foi a primeira fase de uma mais do que merecida campanha de relançamentos que foi seguida por reedições destes clássicos em formato físico.
"Bem, finalmente chegou a hora do ATHEIST retornar à terra do streaming, e não poderíamos estar mais empolgados em ter nosso fluxo saindo da foz do maior rio de metal da Terra, a Nuclear Blast! Não há lugar melhor para aterrissar como banda do que a Nuclear Blast, e estamos muito animados para começar este novo capítulo com esta gravadora icônica. Aproveite todo o nosso catálogo de músicas conforme sua conveniência em todos os seus serviços de streaming favoritos. Grandes coisas nos aguardam em 2023!! Obrigado por mais de 30 anos de apoio ao ATHEIST!", declarou o guitarrista e vocalista Kelly Shaefer na época do anuncio.
Mas falemos agora do álbum que nos compete: "Jupiter".
Um ano após o lançamento de "Elements" de 1993, o ATHEIST decidiu encerrar suas atividades. Após umas breves reuniões para algumas aparições especiais em festivais, em julho de 2008, o vocalista, guitarrista e membro fundador Kelly Shaefer anunciou que ele e o baterista Steve Flynn se reuniriam para compor música juntos pela primeira vez desde "Unquestionable Presence" de 1991. Em 2009, a banda anunciou que havia assinado com o selo francês Season of Mist e um ano depois, entraria finalmente em estúdio para começar a gravar o novo e tão esperado quarto álbum "Jupiter".
Porém, um ano depois, a banda anunciou a saída do baixista Tony Choy, tendo que o guitarrista Jonathan Thompson gravar também todas as linhas de baixo para o novo álbum. "Jupiter" também marca a estreia do colega de Thompson no Gnostic, Chris Baker, na segunda guitarra.
"No final, Jupiter acerta mais do que erra, e não importa do ângulo que você olhe, será difícil argumentar com um novo álbum do Atheist. Especialmente um que soa tão natural quanto Jupiter", é assim como Tyler Munro do site Sputnikmusic definiu o álbum, que finalmente foi lançado em novembro de 2010, 13 longos anos depois do lançamento de "Elements".
TRACK LIST
1. Second to Sun
2. Fictitious Glide
3. Fraudulent Cloth
4. Live and Live Again
5. Faux King Christ
6. Tortoise the Titan
7. When the Beast
8. Third Person
VISITA À BANDA EM:
FACEBOOK
INSTAGRAM
TWITTER